ANI bar top1

Biodiversidade caprina em Portugal

Created On quinta, 27 maio 2021 16:03 By Nuno Carolino


2017_Biodiversidade_caprina_em_Portugal.pdf

Biodiversidade caprina em Portugal
Carolino N., Bruno de Sousa C., Carolino I., Santos-Silva F., Oliveira e Sousa C., Vicente A., Ginja C. e Gama L.
Fondo Editorial Ediciones Universidad Cooperativa de Colombia
2017
Caprinos
Varios
Em Portugal a produção de caprinos está normalmente associada a zonas pobres e a recursos agrossilvopastoris dificilmente aproveitáveis por outras espécies. O efetivo caprino é atualmente constituído por cerca de 340 mil fêmeas reprodutoras, 1/8 das quais representadas pelas raças autóctones Algarvia, Bravia, Charnequeira, Preta de Montesinho, Serpentina e Serrana.
A origem e evolução dos efetivos caprinos portugueses são controversas, mas diversos autores sugerem que resultam de cruzamentos entre animais provenientes de diversas regiões da Península Ibérica e do norte de África. As atuais seis raças autóctones apresentam um grau de diferenciação inter-racial reduzido, mas níveis elevados de diversidade genética.
A maioria dos caprinos é explorada em sistemas extensivos, em equilíbrio com o meio ambiente, na dupla vertente carne-leite, em que o leite produzido é utilizado no fabrico de queijo.
Devido à diversidade de raças caprinas e de sistemas de produção, bastante associados a tradições e às características edafoclimáticas de cada região, existe uma grande variedade de produtos transformados (queijos e carne), alguns deles com certificações reconhecidas pela União Europeia (Denominação de Origem Protegida, Indicação Geográfica Protegida e Especialidade Tradicional Garantida).
Presentemente, todas as raças caprinas autóctones dispõem de programas de conservação e melhoramento, da responsabilidade das Associações de Criadores gestoras dos livros genealógicos, com o apoio de várias instituições e a supervisão do Ministério da Agricultura.
Contribuindo para o sustento de inúmeras empresas agrícolas familiares portuguesas, os caprinos são fundamentais para a fixação de populações no espaço rural e para a sua gestão sustentável.
Não sendo um sector em expansão, a caprinicultura portuguesa, continua a desempenhar um papel extremamente importante do ponto de vista socioeconómico e cultural nas regiões mais desfavorecidas do interior do país.
N/A
N/A
https://anidop.iniav.pt/media/contentbuilder/upload/2017_Biodiversidade_caprina_em_Portugal.pdf
Download
Size: 26.80 MB
Hits: 13
cabras, caprinicultura, produtos, conservação, melhoramento, recursos genéticos animais, caprinos
N/A

Last Updated On quinta, 27 maio 2021 16:06 By Nuno Carolino

Main Menu