Ovibeja arranca "cheia" na quarta-feira para "mostrar todo o Alentejo deste mundo"
Os efeitos das alterações climáticas na agricultura é o tema da edição deste ano da feira agropecuária Ovibeja, que arranca na quarta-feira, "cheia" e com "mais de mil expositores", para mostrar "todo o Alentejo deste mundo".
Houve "bastante procura de expositores, mais do que no ano passado" e a 36.ª Ovibeja vai decorrer "cheia" até domingo, no Parque de Feiras e Exposições de Beja - Manuel Castro e Brito, segundo Rui Garrido, presidente da associação ACOS - Agricultores do Sul, a organizadora da feira.
De acordo com a ACOS, a Ovibeja vai contar com "mais de mil expositores" de diversos setores de atividade e distribuídos por vários pavilhões temáticos instalados numa área de 10 hectares do parque.
Segundo Rui Garrido, na edição deste ano, a Ovibeja, que "é uma espécie de Ronaldo do Alentejo que toda a gente conhece no país e no estrangeiro", vai ter o "mesmo esquema dos últimos anos" e ter como tema "as alterações climáticas e os seus efeitos na agricultura".
O tema vai ser abordado em seminários, colóquios, "workshops", ações de sensibilização e na exposição interativa "Terra - Agricultura e Alterações Climáticas no Alentejo", que irá mostrar também "o papel dos agricultores enquanto guardiões da biodiversidade".
A Ovibeja deste ano vai ter como novidade o espaço "ACOS+ Natureza e Equilíbrio", com atividades pedagógicas para crianças e famílias, e voltar a apostar nos tradicionais pavilhões institucional, com expositores de empresas e instituições, da pecuária, com mais de 300 animais, das aves, para a 24.ª Mostra de Aves, multiusos e de comércio e serviços, no espaço agroalimentar e nas zonas de bares e tasquinhas e da restauração.
Volta a existir a aposta no Campo da Feira, para demonstração e venda de máquinas e serviços agrícolas, no Pavilhão Terra Fértil, uma mostra de inovação na agricultura e nas agroindústrias, na Arena do Azeite, dedicada à promoção do Alentejo como "principal região produtora" de azeites de Portugal, e no Pavilhão do Cante, das Artes e dos Ofícios.
A Ovibeja também vai promover vários colóquios sobre outros assuntos do mundo agrícola e, como é hábito, deverá ser destino de uma "romaria" de políticos, entre governantes e líderes partidários.
Gastronomia, provas de azeites, entrega dos prémios do 9.º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra - Prémio CA Ovibeja, a 23.ª Grandiosa Corrida de Touros Ovibeja, exposições, concursos, garraiadas e provas desportivas são outras ofertas da feira.
Quanto ao cartaz de espetáculos para animar as "ovinoites", os destaques vão para os concertos dos cantores António Zambujo, na quarta-feira, Fernando Daniel, na quinta-feira, Matias Damásio, na sexta-feira, e Rui Veloso, no sábado.
O concerto de António Zambujo, a partir das 00h30, resulta de uma parceria entre a ACOS e a Câmara de Beja e vai marcar o espetáculo comemorativo dos 45 anos do 25 de Abril na cidade promovido pelo município.
O espetáculo, que vai decorrer no recinto da Ovibeja, onde haverá entrada livre a partir das 22h00, vai incluir também uma atuação do grupo de flamenco Pringá, às 22h30, e fogo-de-artifício, às 00h00.