ANI bar top1

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

A comercialização da Carne Maronesa DOP, implementada pelo Agrupamento de Produtores Carne Maronesa – Cooperativa Agrícola de Vila Real, teve início em setembro de 1999. A figura seguinte mostra a evolução dessa comercialização em carcaças certificadas.

maronesa 4

A procura por este tipo de carne tem tido uma forte oscilação em função da própria situação económica do país. Assim, como a figura 6 mostra, nos primeiros 7 anos de atividade o crescimento da procura foi constante, atingindo em 2007 um valor muito próximo do máximo disponibilizado pela produção, para depois ter uma quebra acentuada até 2011. Nos últimos dois anos assistimos a uma estabilização ou até uma ligeira recuperação graças à deslocalização da procura para o seguimento médio-alto do consumo.

A informação aqui disponibilizada foi compilada a partir de 9077 carcaças comercializadas como vitela Maronesa DOP e resultantes dos animais abatidos entre 1 de janeiro de 2005 e 31 de julho de 2013.

O quadro seguinte apresenta os parâmetros estatísticos da idade e peso ao abate, realçando que só foram consideradas as carcaças com o peso compreendido entre os 75 e os 130 kg e a idade entre os 5 e os 9 meses. 

peso 1

No quadro seguinte está representado o peso médio da carcaça por sexo. Como seria expectável, os machos apresentam um peso médio de carcaça de 104,7±13,8 Kg, em média mais 10kg em relação ao peso médio das carcaças das fêmeas.

 No quadro seguinte está representado o peso médio da carcaça por sexo. Como seria expectável, os machos apresentam um peso médio de carcaça de 104,7±13,8 Kg, em média mais 10kg em relação ao peso médio das carcaças das fêmeas.peso 2

 A procura e venda de Carne Maronesa DOP tem vários destinatários principais conforme é apresentado na figura seguinte. De facto, os talhos representam o destinatário principal da Carne Maronesa DOP (23%), posição que tradicionalmente sempre ocuparam seguindo-se a Cooperativa como um pontos de comércio relevante na venda direta ao consumidor.

maronesa 5

A Carne Maronesa DOP é um produto com um consumo expressivo essencialmente na região norte do país, constatando-se que cerca de 67% da carne é preferencialmente consumida na região de produção.

maronesa 6

 

Últimos Eventos

Últimas Imagens

Churra Galega M...
View
Raça ovina Chur...
View
Churra do Campo
View

Parceiros ANIDOP

Main Menu