ANI bar top1

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

A RAÇA E OS CRIADORES

www.mirandesa.pt/oquee.htmwww.mirandesa.pt/oquee.htm

www.facebook.com/cmirandesa

MATADOUROS
SALA DE DESMANCHA E EMBALAGEM E CONFEÇÃO DE PRODUTOS VARIADOS

www.proveportugal.pt/produto/carne-mirandesa

www.mirandesa.pt/receitas/postamirandesa.htm

TALHOS EM EXCLUSIVIDADE

www.mirandesa.pt/pontosdevenda.htm

RESTAURANTES

 

DENOMINAÇÃO DE ORIGEM – DOP CARNE MIRANDESA

A Carne Mirandesa DOP iniciou a sua atividade em 1995 com a constituição do Agrupamento de Produtores e a angariação de cooperantes. No ano de 1996 fez os primeiros contratos de venda de carcaças. De início teve grande dificuldade de implantação porque apesar de beneficiar do efeito de ser uma menção com um nome de grande prestígio no sector, o mercado não valorizava nem diferenciava as menções protegidas ao abrigo do Reg. CEE 2081/92. Desde de 1996 até 2004 o volume de animais comercializados foi sempre crescente atingindo as 2000 carcaças. De 2004 até 2010 o número de animais certificados tem-se mantido estável.

Em Julho de 2011 o Agrupamento atingiu o patamar mais elevado de exigência com a inauguração da Unidade Industrial de Vimioso, situada sensivelmente no centro do solar da raça Mirandesa. Esta unidade veio de encontro ao anseio dos produtores de conseguirem um controlo total da produção e retirarem um conjunto de prestadores de serviços de transformação e desmancha da DOP Carne Mirandesa o que permitirá a valorização integral da produção. Ao nível da indústria alimentar esta unidade, possui valências para os seguintes processos tecnológicos:

  • Desmancha e corte fino;
  • Embalagem e cuvetização;
  • Linha de picados;
  • Charcutaria;
  • Pré-cozinhados.

 

Caracterização do produto

Características do Produto: A “Carne Mirandesa” é produzida/comercializada em duas categorias:

Vitela – Esta carne é proveniente de animais com idade compreendida entre os 5 e 9 meses, de ambos os sexos, que permanecem com a mãe durante esse período. A carne procedente destes animais apresenta uma cor rosa clara, com gordura de cor branca e distribuição homogénea, com grão fino, consistência firme, ligeiramente húmida.

Novilho – Esta carne é proveniente de animais recriados, após o desmame, cujo abate se processa entre os 10 e os 18 meses, de ambos os sexos. A carne destes animais apresenta uma cor vermelha clara, consistência firme, ligeiramente húmida e moderada gordura intramuscular.

Observação: Os animais que produzem a “Carne Mirandesa” são obrigatoriamente de Raça Mirandesa, pelo que têm que estar inscritos no Livro Genealógico e cuja produção tem de se enquadrar no solar da raça constituída pelos concelhos de Miranda do Douro, Vimioso, Vinhais, Mogadouro, Bragança e Macedo de Cavaleiros.

A Marca “Carne Mirandesa” DOP

 logo

 

 

Últimos Eventos

Últimas Imagens

Churra Galega M...
View
Raça equina Sor...
View
Fila de São Mig...
View

Parceiros ANIDOP

Main Menu